-áspis - meaning and definition. What is -áspis
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is -áspis - definition

Usuário(a):Ezeldav/Testes/aspis; Aspis

Athos-Aspis         
COMUNA FRANCESA
Athos-Aspis é uma comuna francesa na região administrativa da Nova Aquitânia, no departamento dos Pirenéus Atlânticos. Estende-se por uma área de 5,97 km².
-áspis      
el.comp. pospositivo, do gr. aspís,ídos (fem.), pelo lat. aspis,ìdis (fem.), com prioridade de sentido, em gr., para 'escudo de defesa, escudo redondo de defesa, em seguida, como víbora peçonhenta, áspide', já em lat. com prioridade de sentido para 'áspide', como se vê da própria pal. áspide ; no sentido de 'escudo', já em radicais do nom., já no do ac., ocorre na linguagem científica do sXIX em diante, segundo o padrão gr. argúraspis 'escudo de prata', em algumas pal. como anáspis , ganáspis , odonáspis , pináspis , platiáspis , que alternam (às vezes, redundantemente) com formas como diáspide , ganáspide , pináspide , platiáspide , rináspide ; ver aspid(i/o)-
Áspis      
sm (gr aspís) Zool Gênero (Aspis) de víboras, que inclui a víbora cornuda e espécies relacionadas não-cornudas.

Wikipedia

Áspide

Áspide (em grego clássico: ἀσπίς; romaniz.: aspís , lit. "escudo"; pl. aspides; em latim: aspis) era um termo genérico grego para escudo comumente associada ao clípeo (em latim: clipeus) romano. O áspide utilizado pela infantaria grega, os hoplitas, por vários períodos, era chamado hóplon (em grego clássico: ὅπλον), mas nem todo áspide era um hóplon. Sua origem é incerta e as fontes clássicas divergem quanto ao tema, com algumas alegando tratar-se duma invenção autóctone, ao atribuírem o primeiro uso a Proteu e Acrísio de Argos, enquanto outras alegam tratar-se duma emulação egípcia.

Os áspides eram circulares com a parte interna convexa, tinham por volta de 90 centímetros de diâmetro, aproximadamente 13 kg de massa e eram feitos de madeira com um revestimento fino de bronze. Comumente carregados presos em dois pontos, no antebraço do usuário por uma faixa de bronze e na mão por uma corda, diferente de outras formas de escudo seguradas no centro somente com a mão. Eram eficientes na proteção contra golpes de lanças e espadas mas não contra flechas e lanças de arremesso. Os áspides eram comumente decorados.